A APTS e a Atlas Copco Rental juntam esforços no projeto de GNL Wheatstone

20 de Abril de 2016

Antuérpia, Bélgica, 20 de abril de 2016: o projeto de GNL Wheatstone está a ser construído em Ashburton North, a 12 km a oeste da cidade de Onslow na Austrália Ocidental. O projeto consistirá em duas linhas de produção de gás natural liquefeito, uma fábrica de transformação de gás doméstico (DOMGAS) e instalações de transformação de condensados com outras instalações de apoio, armazenamento de produtos, instalações de carregamento do produto (PLF), instalações de descarga de material (MOF) e outras infraestruturas.

O gás de alimentação será proveniente dos campos de gás localizados ao largo da costa noroeste da bacia de Carnarvon na Austrália Ocidental. Também serão produzidos condensados. O fornecimento de gás será processado na plataforma de transformação e chegará a terra em Ashburton North através de um gasoduto submarino. O projeto Wheatstone terá uma capacidade inicial para produzir 8,9 milhões de toneladas de GNL por ano.

“A Atlas Copco é um fornecedor preferencial da APTS devido à sua permanente fiabilidade e ao compromisso a longo prazo no fornecimento de equipamento de qualidade elevada. A sinergia dos nossos principais valores e a conduta ética é importante para a APTS, permitindo que as nossas equipas trabalhem em conjunto de maneira produtiva para conseguir projetos-chave na indústria australiana.”

Chris Newbound, APTS Diretor-Geral de Operações

A APTS (Australian Pressure Testing Service) oferece serviços técnicos e de teste inovadores e focados nos clientes e é o fornecedor australiano líder em testes END (ensaios não destrutivos) de pressão pneumática e serviços de apoio em matéria de engenharia, como serviços de permutador de calor, testes de fugas por hélio, binário e tensionamento de parafusos, limpeza química, limpeza de óleo e gestão de flange. Trata-se de uma empresa australiana com sucursais na Austrália Ocidental, em Queensland e no Território do Norte.

A APTS esteve envolvida nos testes de todas as tubagens associadas às instalações de carregamento do produto, um cais de 1,4 km e porta-tubos associado. Neste âmbito, foi efetuado um grande número de testes pneumáticos, tendo o maior um volume de teste total de 1204,31 m3 (ambiente) para ser testado a uma pressão de 34 bar, o que exigiu uma pressurização de 40 947 m3 ou 1 446 030 scfm.

Na Austrália, a Atlas Copco Rental trabalhou com a APTS em vários projetos anteriores, tendo iniciado conversações com a equipa de engenharia para o desenvolvimento de um pacote especial para o projeto do cais. O âmbito do projeto exigia um fornecimento da maior quantidade possível de ar comprimido a -40 graus PDP e a 34 bar. Para tal, utilizámos a frota de aluguer disponível na Austrália Ocidental e fornecemos dois diferenciais independentes regulados a 34 bar que se encontram numa plataforma comum.

Foram fornecidos compressores a gasóleo injetados a óleo de alta pressão, XRVS 1250, XRVS 1350, XRVS 1000, secadores de adsorção SD 180, booster 7T, booster B4, embalagens de filtros, mangueiras industriais e reguladores de pressão. Para o âmbito deste projeto foram necessários dois operadores a tempo inteiro a partir de Karratha para fazer a ativação, garantir uma operação ininterrupta dos dois diferenciais durante os testes e desativação no local. Todo o equipamento foi fornecido com válvula de pressão, reservatório de pressão, sistema de extinção de incêndios, certificação e registo de mangueiras para cumprir os rigorosos regulamentos das instalações da Austrália Ocidental.

Foi necessário que todo o ar comprimido tivesse a classe de pureza 1 da norma ISO 8753.1. O cliente da APTS tinha um calendário de testes apertado para cumprir os objetivos do projeto, o que exigiu equipamento fiável em funcionamento contínuo, 24 horas por dia. A parceria com a Atlas Copco Rental neste projeto garantiu à APTS a tranquilidade de espírito necessária para satisfazer as expetativas dos seus clientes.

Para mais informações, contacte:


A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento do ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2015, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 102 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com mais de 43 000 funcionários.


A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar, nitrogénio, vapor e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Houston, nos EUA.