Aquafil e Atlas Copco Rental: uma parceria de grande proximidade

11 de Junho de 2017

Antuérpia, Bélgica, 11 de junho de 2017: os excelentes desempenhos do grupo Aquafil e da Atlas Copco Rental unem-se numa parceria a longo prazo.

O grupo Aquafil, localizado em Arco, perto de Trento, em Itália, é atualmente um líder mundial na produção de fibras de nylon para alcatifas, interiores de automóveis e roupa. O grupo exerce a sua atividade em três continentes, oito países com 16 fábricas, 2700 funcionários e apresenta um volume de negócios de 500 milhões de euros.


As duas fábricas da empresa Tessilquattro, situadas em Cares e Rovereto (perto de Trento) também fazem parte do grupo Aquafil.


A visão estratégica comum da Atlas Copco Rental e da Aquafil baseia-se na sustentabilidade ecológica e ambas as empresas trocam ideias sobre como identificar e reduzir o desperdício de energia, de forma a serem competitivas no mercado mundial.


Aliás, a Atlas Copco Rental distingue-se pela obtenção de uma certificação tripla por qualidade, ambiente, higiene e segurança no local de trabalho, enquanto a Aquafil sempre se focou na economia "ecológica". Assim, "a produtividade sustentável" é a base de qualquer decisão empresarial estratégica tomada pelas duas empresas, representando, também, o futuro em direção a investimentos e melhorias contínuos.


Seguindo a sua visão de uma sustentabilidade ecológica, a Aquafil criou a marca ECONYL ®, uma fibra produzida pela regeneração de redes de pesca no setor da aquacultura, ou recuperada do leito marinho e, no geral, de produtos de nylon que atingiram o fim da respetiva vida útil. Os diferentes materiais são armazenados e devidamente processados para o processo de regeneração, para que, quando convertidos em fibras, possam ser reutilizados no campo têxtil, num ciclo praticamente infinito.


A colaboração a longo prazo teve início a meio de 2012, graças a Diego Zoccarato, diretor regional de vendas no nordeste de Itália da Atlas Copco Rental.

No ano anterior, a Aquafil tinha alugado um GA 18 VSD durante duas semanas. A empresa teve de realizar um teste para verificar os níveis de pressão e a utilização mínima de ar comprimido, de forma a otimizar a produção com o mínimo possível de desperdício de energia.


A visão da Atlas Copco Rental orientada para a produtividade sustentável, associada à apresentação dos serviços de aluguer a longo prazo aos Srs. Dellana, Grossi e Eng. Vitrano (responsável pela fábrica do grupo Aquafil), despertou um interesse imediato e levou ao desenvolvimento de várias oportunidades ao longo dos anos. Para além disso, os compressores podem ser fornecidos com um sistema de recuperação de energia, que envia o calor do compressor através de um permutador de calor, podendo este em seguida ser utilizado no processo de produção, como, por exemplo, para o processo de tingimento na fábrica de Rovereto. Este tipo de solução foi um êxito imediato e é outro exemplo da sintonia entre a visão "ecológica" de ambas as empresas.


Em 2012, teve início o percurso comum das duas empresas, o que levou a estas instalações, algumas com o Energy Recovery:



O programa também inclui testes adicionais para a instalação de sistemas suplementares, os quais têm por objetivo a otimização da utilização dos compressores e a obtenção da máxima poupança de energia.

A forte relação entre o nosso diretor regional de vendas, Diego Zoccarato, e Mario Vitrano levou a que a Aquafil decidisse aproveitar a água quente não só para o processo de produção, mas também para o aquecimento de toda a fábrica em Cares. Este processo foi implementado com a instalação do equipamento mais recente em Tessilquattro.


Esta parceria está num estado de evolução constante, com as novas oportunidades de desenvolvimento no futuro.


Para mais informações, contacte:


A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2016, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 101 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com cerca de 45 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com.


A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Boom, na Bélgica.