Atlas Copco Rental Austrália fornece solução de nitrogénio para evitar explosões de gás durante perfurações em mina de carvão a céu aberto

16 de Fevereiro de 2017

Antuérpia, Bélgica, 16 de fevereiro de 2017: Quando a Coal Augering Services, uma empresa de exploração mineira de parede vertical, necessitou de diminuir o nível de oxigénio e eliminar possíveis riscos de explosões de gás na mina de carvão BHP Millennium, recorreu à Atlas Copco Rental para uma solução completa.

A Millennium é uma mina a céu aberto que se encontra 160 quilómetros (100 milhas) a sudoeste de Mackay, Austrália, e produz coque e injeção de carvão pulverizado (PCI) de volatilidade baixa a média para mercados de exportação.


A Coal Augering Services foi contratada para perfurar cerca de 280 orifícios nas jazidas a céu aberto mais baixas, de modo a recuperar mais 25% de carvão (ou aproximadamente 75 000 toneladas). Os orifícios variam entre 35 e 75 metros de profundidade e têm um diâmetro de 2 metros.


Durante esta operação, existe um elevado risco de presença de gases explosivos, pelo que foi necessário encontrar uma solução. Com o intuito de evitar explosões, a Coal Augering Services começou por utilizar um gerador de gás inerte (IGG) alimentado a diesel, onde o ar é queimado através do diesel para diminuir o nível de oxigénio para menos de 12% a 15 metros de profundidade. Contudo, a empresa passou rapidamente para um gerador de nitrogénio da Atlas Copco Rental Austrália para esse efeito.


Graças ao nosso gerador de nitrogénio móvel NGM 200, que fornece uma pureza de N2 de 96% a 9 bar, combinado com um compressor de ar XAVS 850, foi possível atingir os níveis inertes necessários a 12 metros para os orifícios com 35 e 75 metros de profundidade, evitando-se assim todos os riscos de explosão.


A par deste desafio principal, havia vários outros aspetos a ter em conta.



  • As temperaturas dentro da mina (acima de 50  C) que, em combinação com os camiões-cisterna de água, provocam muita humidade. De modo a resolver este problema, foi adicionado um arrefecedor final ao compressor.
  • O ambiente poeirento. Por conseguinte, garantimos operações de manutenção e filtros limpos em todos os momentos para garantir um funcionamento ótimo do compressor.
  • A deslocação contínua do sem-fim de cerca de 30 metros/hora. Para resolver esta questão, desenvolvemos um reboque especial para as unidades, de modo a que pudessem ser deslocadas em conjunto com a carregadora.
  • Os requisitos de segurança muito específicos das minas foram também tratados e todas as unidades foram adaptadas para os satisfazer na totalidade.

Tim Vaughan, Atlas Copco Rental Austrália - Gestor de contas, Queensland & PNG explica: "Após alguns pequenos problemas iniciais, o cliente assinou um contrato a longo prazo e está satisfeito com a conversão do gerador de gás inerte para uma solução de nitrogénio mais segura e ainda mais fiável."


Para mais informações, contacte:

A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade sustentável. O grupo proporciona aos seus clientes soluções inovadoras de compressores, vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados em produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2016, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 101 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com cerca de 45 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com . A Specialty Rental é uma divisão dentro da Atlas Copco na área de negócios Técnica de Construção. Esta proporciona aos clientes dos segmentos da indústria, em todo o mundo, soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão está localizada em Houston, nos EUA. Saiba mais em www.atlascopcorental.com