A Atlas Copco Rental Chile fornece equipamento para ajudar no combate aos incêndios

17 de Fevereiro de 2017

Antuérpia, Bélgica, 6 de fevereiro de 2017: Graças ao nosso compressor móvel XRVS 476, o avião Supertanker utilizado para apagar fogos pôde ser reabastecido em 20 minutos, um verdadeiro acontecimento em situações em que todos os minutos contam.

Em janeiro passado, o Chile viveu um dos desastres florestais mais devastadores da sua história. Uma série de incêndios florestais destruiu casas e áreas de cultivo numa vasta área no sul e centro do Chile. Durante todo este período, os bombeiros foram apoiados por, pelo menos, 1200 militares e diversos países vizinhos deram ajuda.


A Vientos del Sur, uma ONG do continente americano, deu início a uma recolha de fundos para comprar um avião 747 Supertanker para combater as chamas. A sua fundadora, Lucy Ana, originária do Chile, tem fortes motivações sobre como encontrar uma forma de ajudar o seu país a defender-se dos incêndios.


O Supertanker pode transportar até 72 700 litros (19 200 galões) de retardante ou água até uma distância de 6400 km (4000 milhas). Trata-se do maior avião de combate a incêndios do mundo. Ao contrário da maioria dos outros aviões de combate a incêndios que utilizam a gravidade para deixar cair água ou retardante dos tanques a bordo, este utiliza ar comprimido próprio: quando o piloto quer deixar cair a água ou retardante sobre as chamas, utiliza um interruptor para abrir as válvulas que empurram o líquido através de quatro grandes bocais localizados na barriga do avião por intermédio de ar comprimido também armazenado em tanques a bordo. Graças a esta solução, os pilotos têm uma maior controlo sobre quantas descargas são efetuadas durante 1 passagem e também sobre a quantidade de água ou retardante descarregado de cada vez.


A fundação Vientos del Sur levou um compressor utilizado para reencher os tanques de ar no avião, mas rapidamente concluiu que era demasiado pequeno para a tarefa, pelo que contactou a Atlas Copco Rental do Chile, para alugar uma unidade maior: de imediato, decidimos disponibilizar gratuitamente um compressor móvel a diesel XRVS 476, a fim de também dar-mos o nosso apoio nesta situação extraordinária.


Graças ao XRVS, o tempo de abastecimento dos tanques pôde ser reduzido a metade, passando de 40 minutos para 20 minutos: uma grande melhoria em situações em que todos os minutos contam.


Pablo Gómez, Coordenador de logística no terreno para o Supertanker explica: “Considero que desde a primeira pessoa que nos ajudou até ao Diretor Regional e, posteriormente, ao serviço pós-venda, todos foram espetaculares e estamos muito agradecidos pelo trabalho realizado em conjunto. O país enfrentou uma situação de emergência muito grave e vocês tiveram uma quota-parte do sucesso, graças ao vosso equipamento e ao pessoal dedicado.



Para mais informações, contacte:

A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade sustentável. O grupo proporciona aos seus clientes soluções inovadoras de compressores, vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados em produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2016, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 101 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com cerca de 45 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com . A Specialty Rental é uma divisão dentro da Atlas Copco na área de negócios Técnica de Construção. Esta proporciona aos clientes dos segmentos da indústria, em todo o mundo, soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão está localizada em Houston, nos EUA. Saiba mais em www.atlascopcorental.com