Atlas Copco Rental fornece nitrogénio para inertizar níveis perigosos de sulfureto de hidrogénio

Houston, EUA, 16 de fevereiro de 2017: durante um carregamento programado de petróleo bruto ácido, a Atlas Copco Rental foi chamada a intervir e fornecer nitrogénio para inertizar o H2S antes da entrada em qualquer tipo de dispositivo de controlo.

Os níveis elevados de H2S podem provocar problemas respiratórios e até ser fatais a baixas concentrações, libertando para o ar um odor forte a ovo podre. Dado que as suas instalações se encontram próximas de uma grande cidade, o nosso cliente precisava rapidamente de uma solução.


A Envent Corporation desenvolveu um sistema de depuração para depurar o H2S para fora do fluxo de vapor durante carregamentos regularmente programados. Foi utilizado nitrogénio para inertizar o fluxo de vapor antes da entrada no sistema de depuração. Havia várias fontes de nitrogénio e foram apresentadas muitas ofertas, mas a Atlas Copco Rental foi o único fornecedor capaz de proporcionar o caudal de CFM variável, mantendo os psi de pressão de saída necessários para este tipo de trabalho. Além disso, a Envent podia recorrer ao seus próprios colaboradores para operar o equipamento. Estes dois fatores fizeram com que fossemos a escolha de eleição para o projeto.


Devido aos requisitos de ar locais, o cliente exigiu um fluxo inerte antes da entrada em qualquer tipo de dispositivo de controlo como, por exemplo, o sistema de depuração. Todos os outros requisitos, como cartões com credencial de identificação de trabalhadores dos transportes (TWIC) para o pessoal, equipamento totalmente integrado, bermas, equipamento de emissões reduzidas e normas de segurança rigorosas, foram prontamente disponibilizados, tornando a Atlas Copco Rental a escolha ideal para o trabalho em questão. O nosso histórico em termos de cumprir e superar as normas de segurança ajuda a prevenir quaisquer problemas, aumentando a produtividade e reduzindo os custos dos nossos clientes.


Um vez cumpridas todas as regras de segurança e adjudicado o concurso, foi necessário mobilizar e instalar o equipamento. A equipa em Covington, Geórgia, forneceu todo o equipamento necessário, com urgência, após o cliente ter antecipado 24 horas o prazo de entrega. A equipa da Atlas Copco Rental foi responsável pela configuração do equipamento para o primeiro teste. O processo de teste demorou cerca de dez horas, pelo que proporcionou tempo suficiente à equipa para ajustar o caudal e a pressão para um desempenho excecional. A equipa configurou uma solução personalizada, incluindo (1) N2 de membrana NGM 3000 num reboque, (3) compressores de ar móveis a diesel XRVS 1350s, um reservatório, bermas e (9) mangueiras que forneciam 500-1400 cfm de N2 a 100 psi com uma pureza superior a 95%.


Depois de o equipamento estar completamente configurado, a equipa do cliente assumiu a responsabilidade e efetuou o primeiro carregamento total no prazo de dias. O segundo e terceiro eventos de carregamento foram bastante bem-sucedidos, e o sistema ultrapassou as expetativas do cliente em termos dos níveis de redução do H2S. No total, o processo de teste deverá demorar cerca de dois meses. Com o decurso do período de teste, teremos uma melhor perceção do potencial a longo prazo deste pacote.


Graças ao equipamento de elevada qualidade e a uma excelente norma de segurança, a Atlas Copco Rental foi a primeira opção em que o cliente pensou para uma solução personalizada de nitrogénio.


Para mais informações, contacte:

A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade sustentável. O grupo proporciona aos seus clientes soluções inovadoras de compressores, vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados em produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2016, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 101 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com cerca de 45 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com . A Specialty Rental é uma divisão dentro da Atlas Copco na área de negócios Técnica de Construção. Esta proporciona aos clientes dos segmentos da indústria, em todo o mundo, soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão está localizada em Houston, nos EUA. Saiba mais em www.atlascopcorental.com