Compressores de ar 100% isentos de óleo protegem a vida marinha com barreira de bolhas de ar

7 de Julho de 2017

Antuérpia, Bélgica, 29 de setembro de 2016 - Durante a instalação de parques eólicos no mar, a vida marinha tem de ser tomada em consideração: a fauna frágil pode sofrer perturbações durante a colocação de estacas. A Seaway Heavy Lifting contactou a Atlas Copco Rental para fornecer ar comprimido 100% isento de óleo para criar uma cortina de bolhas de ar com redução de ruído durante os projetos no Mar do Norte.

Os parques eólicos Dantysk e Sandbank estão localizados 80 km ao largo da costa alemã do mar do Norte. Estes podem oferecer 576 megawatts: energia suficiente para cerca de 80 000 famílias. Com o navio-grua "Stanislav Yudin", a Seaway Heavy Lifting, uma empresa especializada na instalação e desconstrução de plataformas offshore e eólicas, tratou de ambos os parques.


Barreira de bolhas de ar para diminuir o nível de ruído

O som libertado durante a construção de fundações eólicas offshore é cinco vezes superior debaixo de água do que ao ar livre. Os mamíferos marinhos sofrem perturbações que podem resultar em surdez ou desorientação. Os governos exigem medidas contra estes elevados níveis de ruído para proteger a vida no mar. A Seaway Heavy Lifting escolheu reduzir o nível de som por meio de uma barreira de bolhas de ar, criada graças ao ar comprimido 100% isento de óleo fornecido pela Atlas Copco Rental.


Compressores 100% isentos de óleo para fornecer a capacidade solicitada


"Para garantir que a barreira de bolhas de ar trabalharia de forma eficiente, era necessário calcular a capacidade antecipadamente. Foi necessária uma pressão diferente para os dois projetos. Por isso criámos duas configurações diferentes" explica Frank van den Heiligenberg, engenheiro comercial do petróleo & do gás, na Atlas Copco Rental Países Baixos."Era necessário um caudal total de aproximadamente 480 m3/min a 10,3 bar máx. para o projeto Sandbank onde utilizámos 13 compressores isentos de óleo PTS 1600. Após a conclusão bem-sucedida deste projeto, alguns dos compressores foram transferidos para o projeto DanTysk. A barreira de bolhas de ar necessitava de uma capacidade superior, pelo que utilizámos 5 compressores isentos de óleo PTS 1600 juntamente com 13 PNS 1250 para maior pressão, criando um caudal total de aproximadamente 627 m3/min a 25 bar máx."


A Seaway Heavy Lifting define normas de alta segurança

"A segurança e a fiabilidade dos nossos equipamentos é de extrema importância," continua van den Heiligenberg. "Todos os compressores, estruturas e mangueiras estão certificados. Os compressores são colocados em estruturas certificadas de elevação offshore especiais DNV 2.7-1. Com o seu chassis personalizado, podem ser facilmente aparafusados ao convés."


A trabalhar offshore é preciso ter a certeza de que todos os compressores fornecem a capacidade solicitada. É por isso que todos os compressores foram objeto de um teste de aceitação funcional para verificar se conseguem realmente fornecer o caudal e pressão corretos.


Alguns dias mais tarde, os compressores com todos os acessórios foram transportados para a Alemanha. Um engenheiro de serviço da Atlas Copco Rental esteve 24 horas por dia, 7 dias por semana a bordo para dar assistência, certificando-se de que o equipamento funcionava como esperado durante todo o projeto.


Desafio logístico bem-sucedido

“Logisticamente, este projeto foi um desafio para ambas as empresas. O seu sucesso deve-se, com certeza, à preparação intensiva e à cooperação.”

Frits van Dorst, Engenheiro de projeto na Seaway Heavy Lifting

Para mais informações, contacte:


A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2015, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 102 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com mais de 43 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com.


A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Houston, nos EUA.