A Atlas Copco Rental Brasil ajuda a manter a conformidade com as restrições de som através da construção de salas insonorizadas

18 de Maio de 2016

Antuérpia, Bélgica, 18 de maio de 2016: Para construir uma conduta de 394 quilómetros em Macaé, no Rio de Janeiro, um grande empreiteiro nos sectores do petróleo & do gás precisava de um parceiro para ajudar na pigagem com ar e na purga com nitrogénio. Mas não era tudo: um requisito adicional era a capacidade enfrentar condições ambientais extremas, assim como restrições sonoras exigentes. A Atlas Copco Rental Brasil aceitou o desafio.

O nosso cliente foi contratado para construir uma conduta de 24" para transportar óleo de uma secção offshore para um terminal em terra. Para aceitar o projeto, procuraram uma empresa para gerir os testes de nitrogénio e pigagem de um modo que cumprisse a legislação local. Nesse caso específico, foi um verdadeiro desafio devido às exigentes restrições sonoras. Como o local de construção se localizava a apenas 35 metros de uma zona residencial, níveis sonoros superiores a 55 decibéis eram totalmente proibidos. Além disso, era necessário ter em conta o sol forte e o ambiente costeiro.

O projeto necessitava de equipamento capaz de fornecer 8000 cfm de ar comprimido para a produção de nitrogénio com uma pureza de 95%, a um nível máximo de ruído de 50 dB durante a noite e 55 db durante o dia. Esta especificação exigia equipamento fiável e a construção de um redutor de ruído especialmente concebido para o efeito. Adicionalmente, havia várias restrições ambientais a considerar, pois o local de construção ficava numa zona costeira.

PNS 1250 em sala insonorizada

Após abrangentes discussões com todas as partes e engenheiros envolvidos, a Atlas Copco Rental Brasil teve a ideia de instalar oito compressores de ar PNS 1250 em 2 grupos de quatro unidades. Ambos os grupos seriam então colocados em duas salas insonorizadas especialmente concebidas com atenuadores e silenciadores.

O cliente concordou e a Atlas Copco Rental Brasil forneceu e instalou:

  • 8 PNS 1250
  • 2 salas insonorizadas de 10 por 20 metros
  • 16 atenuadores de som
  • 8 silenciadores
  • 2 coletores
  • Mangueiras e acessórios. Uma vez concluída a instalação, as medições da redução de ruído tiveram de ser testadas por uma organização especializada antes de ser possível iniciar o projeto. Felizmente, a Atlas Copco Rental Brasil fez um bom trabalho e foi possível continuar com a construção da conduta, conforme planeado.
  • Mais tarde, o cliente comentou que a parceria com a Atlas Copco Rental tinha sido uma boa decisão : "Não só a Atlas Copco Rental forneceu um design baseado na sua abordagem de solução completa, como também sabíamos que escolhê-la como parceiro reduziria drasticamente o risco de infringir a lei ou de causar danos ao ambiente. Além disso, o suporte ininterrupto e a disponibilidade da frota fizeram com que se destacasse da concorrência. "

    Para mais informações, contacte:


    A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento do ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2015, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 102 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com mais de 43 000 funcionários.


    A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar, nitrogénio, vapor e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Houston, nos EUA.