Atlas Copco Rental disponibiliza apoio a unidade siderúrgica com caldeira de disponibilidade duradoura e funcionamento seguro

5 de Abril de 2017

Brasil, 5 de abril de 2017: Quando uma empresa importante da indústria siderúrgica detetou que os respetivos compressores de ar não forneciam a pressão necessária à caldeira, contactou a Atlas Copco Rental para resolver os problemas.

As caldeiras requerem atenção cuidadosa e controlos específicos para serem 100% eficientes e proporcionarem segurança durante o funcionamento e um custo de propriedade reduzido, enquanto garantem uma disponibilidade duradoura .


Um item que pode comprometer seriamente o bom funcionamento de uma caldeira é o blower de fuligem.


Este dispositivo, instalado no interior da caldeira, perto do lado de ignição, requer um fornecimento estável de ar comprimido à pressão correta para limpar os tubos, para que não fiquem obstruídos com fuligem resultante da queima do combustível. Esta limpeza tem de ser efetuada diariamente nas caldeiras de elevada utilização para evitar explosões causadas por gases formados durante a queima.


Quando um interveniente importante da indústria siderúrgica no Brasil começou a detetar problemas relativamente à pressão fornecida pelo compressor de ar existente, contactou imediatamente a Atlas Copco Rental.


Constatou-se rapidamente que o equipamento estava a fornecer ar a apenas quatro bar: cerca de metade do que era necessário para o trabalho e um valor insuficiente para superar o vácuo criado no interior da caldeira. Isto provocou uma acumulação de fuligem, aumentando o risco de danos na caldeira e outros equipamentos da linha de produção. Além disso, a falta de documentação pormenorizada sobre os limites de pressão do sistema também prejudicou a implementação de uma solução.


Após uma primeira reunião para debater a aplicação, o nosso engenheiro foi capaz de propor rapidamente uma solução que se adequava perfeitamente à emergência do cliente.

A solução consistia em instalar o compressor de ar o mais perto possível da entrada do blower de fuligem e aumentar progressivamente a pressão do ar comprimido para avaliar a capacidade do sistema, protegendo simultaneamente as tubagens e outros equipamentos circundantes. Para esta avaliação, selecionámos um compressor de ar móvel classe zero isento de óleo PNS 1250, pois este pode fornecer até 24 bar de ar comprimido.


Rafael Soares, Engenheiro Comercial, explica: "Foi muito importante compreender a aplicação do cliente e os riscos envolvidos para que pudéssemos apresentar a solução certa".


Ricardo Cabot, Gestor Comercial, acrescenta: "Graças à experiência que demonstrámos ao partilhar toda a informação necessária sobre as normas de ar comprimido, juntamente com a solução cuidadosamente desenvolvida em colaboração com o cliente, conseguimos atingir o resultado esperado de manter o sistema limpo e seguro durante todo o período de aluguer."


Para mais informações, contacte:

A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2016, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 101 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com cerca de 45 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com.


A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Houston, nos EUA.