Atlas Copco Rental fornece solução rápida quando a manutenção não programada de compressores coloca em risco o processamento em mina de ouro dominicana

5 de Abril de 2016

Antuérpia, Bélgica, 5 de abril de 2016: A manutenção programada de compressores da central de oxigénio da mina de ouro de Pueblo Viejo, uma joint venture entre a Barrick e a Goldcorp (60/40) na República Dominicana, significa colocar uma das três unidades estacionárias fora de serviço. O trio de compressores fornece, normalmente, 630 000 metros cúbicos de ar para gerar o oxigénio utilizado no processamento por autoclave de aproximadamente 24 000 toneladas de minérios refratários por dia.

Colocar um compressor fora de serviço provoca uma queda calculada na produção. Contudo, no final de 2015, o motor de um dos compressores falhou, resultando num queda de produção de 30%.


Projeto de capital - Barry Hummer entrou em contacto com o representante de vendas da Atlas Copco Rental, Paul Morgan, na Flórida, e ficou muito tranquilo quando soube que Morgan poderia fornecer 14 compressores de ar centrífugos de três estágios, autónomos e 100% isentos de óleo, ZH 6000 e ZH 9000 da Atlas Copco. As unidades portáteis foram entregues em contentores padrão de 40 pés.

Morgan entrou em contacto com Clayton Jones, gestor global de contas da divisão de compressores de ar centrífugos da Atlas Copco Rental. Clayton reuniu de imediato uma equipa técnica de quatro colaboradores, liderada por David Moessinger, construtor dos compressores da série ZH.

"Os compressores da Atlas Copco são verdadeiramente 100% isentos de óleo" , disse Jones. "Outros reduzem o óleo a níveis mínimos e, depois, filtram-no. Os nossos têm um teor nulo de óleo e não necessitam de filtros."

31 dias depois da chamada de Hummer, o primeiro compressor já se encontrava instalado e a funcionar na mina, sendo a maioria desse tempo relativo às operações de envio e preparação no local. Cada compressor requer apenas algumas ligações. Hummer disse:


“"As unidades autónomas facilitam todo o trabalho. Não existem elogios suficientes para a forma como tudo foi gerido. A Atlas Copco fez um trabalho excelente."”

Barry Hummer, Projeto de Capital

Durante 50 dias, os compressores ZH funcionaram a níveis de capacidade total, mantendo um caudal de ar 100% puro estável de 105 000 cfm de qualidade ISO, a 75 psi. O nível da produção foi mantido durante a reparação.

Para mais informações, contacte:


A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento do ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2015, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 102 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com mais de 43 000 funcionários.


A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar, nitrogénio, vapor e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Houston, nos EUA.