O fornecimento de ar isento de óleo diesel da Atlas Copco Rental provou ser a melhor solução para o fornecimento contínuo de ar nas instalações da Tata Steel na Índia

17 de Março de 2016

Antuérpia, Bélgica, 17 de março de 2016: a Atlas Copco alugou compressores PTS 916 à Tata Steel, Kalinganagar, onde o requisito do projeto previa a instalação de uma unidade siderúrgica integrada com capacidade para produzir 3,3 milhões de toneladas por ano, numa primeira fase. 
Quando o fornecimento ininterrupto de energia elétrica foi a limitação na colocação em funcionamento da unidade siderúrgica, o fornecimento de ar isento de óleo diesel da Atlas Copco provou ser a melhor solução para o fornecimento contínuo de ar.

PTS 916 a trabalhar.

Um dos principais fabricantes de aço na Índia, a Tata Steel, precisou de fornecer ar na sua fábrica de coque em Kalinganagar, a fim de fornecer combustível para as outras unidades da unidade siderúrgica como o alto-forno, a fundição e o trem de bandas a quente, na fase de colocação em funcionamento.


O coque é uma forma purificada de carbono que queima continuamente e fornece gases para o processo de fundição e para outros requisitos de processamento de aço que produzem produtos siderúrgicos de alta qualidade.
A fábrica de coque precisa de um fornecimento contínuo de ar depois de colocada em funcionamento e não pode perder esse fornecimento durante um período de pelo menos 3 meses. Atualmente, a energia elétrica é fornecida apenas através da rede Odisha, cujas flutuações significam perturbações com a frequência de 1-2 cortes de energia por mês.

Sem um fornecimento contínuo de energia, reiniciar a bateria pode resultar em enormes perdas. Quaisquer perdas deste tipo resultarão diretamente na perda de recursos e de tempo valioso. Normalmente, a Tata Steel tem os seus próprios compressores elétricos nas instalações de subproduto com redundância incorporada mas, até ter a sua própria central elétrica cativa (CPP) em funcionamento, não pode depender apenas de compressores elétricos. Os compressores PTS da Atlas Copco oferecem a vantagem de um intervalo de paragem razoável no fornecimento contínuo de ar comprimido até a respetiva central elétrica cativa estar em funcionamento.

O ar isento de óleo diesel da Atlas Copco Rental foi utilizado com sucesso para alimentar o funcionamento das instalações de bateria do forno de coque durante um período de 4 meses no projeto de KPO da Tata em Kalinganagar.

“A equipa da Atlas Copco foi muito atenciosa e prestável e, graças aos seus esforços, fomos capazes de manter um aquecimento da bateria sem interrupções. As equipas de vendas e de assistência com as quais contactei mostraram um grande conhecimento e estavam genuinamente interessadas em ajudar-nos a encontrar uma solução adequada para as nossas necessidades e, simultaneamente, em fornecer soluções completas”

Mr. Neeraj Sinha, Diretor de Projetos (Mech), fábrica de coque, projeto Odisha

Há décadas que a Tata está associada à marca Atlas Copco, utilizando compressores sem óleo e lubrificados a óleo nas suas instalações de Jamshedpur e tem desfrutado de uma experiência de desempenho do produto sem complicações.

Esta confiança na marca Atlas Copco, e a solução exclusiva de ar sem óleo diesel portátil numa base de aluguer resultou na bem-sucedida colocação em funcionamento das instalações de bateria de forno de coque.

“Agradecemos o excelente serviço ao cliente prestado pela sua equipa no projeto KPO – projeto coque”

says Neeraj Sinha

Para mais informações, contacte:


A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento do ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2015, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 102 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com mais de 43 000 funcionários.


A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar, nitrogénio, vapor e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Houston, nos EUA.