A Atlas Copco Rental fornece ar de alimentação para a Petrolane, que resulta na redução do tempo de teste das válvulas limitadoras de 36 para uma hora e meia.

13 de Setembro de 2016

Antuérpia, Bélgica, 1 de setembro de 2016: Quando a Petrolane precisou de realizar a renovação de um conjunto de válvulas limitadoras submersas e se apercebeu que o tempo total do teste seria 36 horas, decidiram contactar a Atlas Copco Rental no sentido de encontrar uma solução que lhes permitisse concluir o trabalho mais rápido.

A Petrolane, fundada em 1991 com escritórios em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, dedica-se à produção e comercialização de equipamentos de prospeção, produção e medição amplamente utilizados por empresas de engenharia, construtores, empresas de perfuração e muito mais. Entre os seus produtos estão as válvulas limitadoras e a Petrolane teve que realizar uma renovação num conjunto de válvulas submersas. Todo o processo consistiu na desmontagem do equipamento, reparação e substituição de peças, remontagem, pintura e realização de testes funcionais. Para os testes, é necessário fazer uma limitação da pressão para acionar as válvulas. Cada limitação provoca uma perda de carga no sistema e é preciso tempo para repor a pressão ao nível necessário de operação a fim de acionar a próxima limitação. Além disso, para a completa abertura e encerramento da válvula, são necessárias 540 etapas com a duração média de 4 minutos cada, resultando em 36 horas de trabalho ininterrupto para concluir a tarefa.

A Petrolane decidiu procurar ajudar a fim de reduzir o tempo dos testes funcionais das válvulas.

A Atlas Copco Rental criou uma solução composta por um compressor móvel a diesel XAMS 400 fornecendo 800 cfm de ar a 125 psi, juntamente com um reservatório de 2 m³ para alimentar e manter a HPU (Unidade de Alta Pressão) do cliente em 5000 psi. Lucas Lamoia, engenheiro comercial na Atlas Copco Rental Brasil explica: "Conseguimos manter o nível necessário de pressão constante, superando os atrasos e proporcionando uma extraordinária redução na duração do teste para apenas uma hora e meia!" Fellipe Azevedo, engenheiro do Petrolane, diz "graças à colaboração com a Atlas Copco Rental conseguimos concluir os nossos testes de válvulas num tempo mais do que satisfatório. Certamente vamos repetir esta solução em futuros trabalhos de renovação. A parceria com a Atlas Copco Rental correu muito bem, eles trabalharam em conjunto connosco desde a primeira fase do projeto para criar a melhor solução possível."

Para mais informações, contacte:

A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções para produtividade sustentável. O Grupo fornece aos seus clientes compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamento de construção e exploração mineira, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2015, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 102 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com mais de 43 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com.


A Specialty Rental insere-se na Divisão de Construção da Atlas Copco. Esta divisão serve clientes em segmentos industriais a nível mundial com soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão encontra-se em Houston, nos EUA.