Atlas Copco Rental ajuda central nuclear chinesa a otimizar o tempo de manutenção para o arrefecimento da turbina

Guangdong, China, Janeiro de 2017: A Atlas Copco Rental forneceu 3 PTS à Yangjiang Nuclear Co., Ltd. para ajudar a empresa no rápido arrefecimento das turbinas a vapor.

Durante a manutenção de uma central nuclear, o processo de arrefecimento das turbinas a vapor é um dos mais demorados. O tempo total de manutenção é crucial, pois quanto mais curto for, menos impacto financeiro terá sobre as operações. Encontrar formas de arrefecer rapidamente a turbina em segurança é um fator de sucesso importante durante a reconversão de qualquer central nuclear em todo o mundo. A central nuclear de Yangjiang está localizada na província de Guangdong, na China. É um dos principais projetos de energia do 11.º plano de cinco anos. A estação terá seis reatores de água pressurizada (PWR) de 1000 megawatts CPR-1000. A sua operação comercial teve início em março de 2014. O CRP-1000 é um design desenvolvido pela China a partir dos PWR franceses concebidos pela Areva na central nuclear de Daya Bay. Yangjiang assinala um passo no desenvolvimento da indústria nuclear nacional da China. Para a primeira reconversão nos inícios de 2016, peritos do grupo nuclear de Guangdong, na China, sugeriram que, para se atingir uma velocidade de arrefecimento mais rápida e, assim, uma duração mais curta de arrefecimento das turbinas a vapor, seria melhor utilizar ar comprimido. Isto foi um grande desafio porque tal método nunca tinha sido usado antes. Com este novo método, o ar comprimido é o fator essencial que afeta o resultado do arrefecimento e determina se o projeto terá sucesso ou não. Durante o procedimento de arrefecimento, o caudal de ar comprimido tem de permanecer estável, enquanto a temperatura e o ponto de orvalho sob pressão têm de corresponder exatamente às especificações do cliente. Se qualquer um destes parâmetros não se verificar, a velocidade de arrefecimento será muito baixa e a turbina ficará danificada. Após várias reuniões técnicas e uma análise cuidada, a nuclear de Yangjiang decidiu cooperar com a Atlas Copco Rental neste projeto. Desenvolvemos uma solução personalizada, capaz de cumprir os requisitos estipulados e garantir o tempo de arrefecimento mais curto possível.

Com base nos comentários do cliente, a Atlas Copco Rental apresentou uma solução completa que inclui:

Assim que a instalação ficou pronta, os nossos engenheiros presentes no local verificaram e testaram minuciosamente todo o equipamento, incluindo taxas de caudal e pontos de orvalho sob pressão. O cliente ficou 100% satisfeito com o ar comprimido fornecido. O resultado deste projeto foi um grande sucesso: o tempo de arrefecimento real foi muito inferior ao que havia sido estimado e ultrapassou largamente as expetativas do cliente. Yi Hai Wei, engenheiro do projeto, explicou que: "A decisão de colaborar com a Atlas Copco Rental foi excelente. O desempenho do equipamento foi soberbo e o pessoal é extremamente profissional e especializado. Iremos certamente considerar mais projetos em conjunto e este é o início de uma parceria a longo prazo."

Para mais informações, contacte:

A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade sustentável. O grupo proporciona aos seus clientes soluções inovadoras de compressores, vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados em produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2015, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 102 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com mais de 43 000 funcionários. A Specialty Rental é uma divisão da área de negócios Técnica de Construção da Atlas Copco. Esta proporciona aos clientes dos segmentos da indústria, em todo o mundo, soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão está localizada em Houston, nos EUA.