A Atlas Copco Rental disponibiliza apoio ao projeto de construção da refinaria Nghi Son com compressores de ar 100% isentos de óleo durante as fases de purga e secagem

July 4, 2017

A Sungdo Engineering & Construction recorreu à Atlas Copco Rental para o fornecimento de compressores de ar isentos de óleo para efetuar a purga e a secagem do reservatório do catalisador na Nghi Son Refinery & Petrochemical Complex. Este é o primeiro grande projeto da Atlas Copco Rental no Vietname, um território cheio de potencial de crescimento.

O projeto da Nghi Son Refinery & Petrochemical Complex encontra-se a 260 km da capital Hanói, na província de Thanh Hoa, uma das maiores províncias do Vietname.


A refinaria tem capacidade para processar 200 000 barris de petróleo bruto por dia (o equivalente a 10 milhões de toneladas por ano). Produzirá GPL, RON 92, RON 95, combustível para motores a jato e produtos petroquímicos.


A construção teve início em 2013 e o projeto foi realizado, em conjunto, pelo consórcio JGCS formado por empresas internacionais do Japão e da Coreia do Sul. A fase da operação comercial deverá começar no início de 2017.


O nosso cliente, a Sungdo Engineering & Construction, foi o empreiteiro principal da SK Engineering durante a construção da zona A600. Na fase final de construção do depósito do catalisador, foi necessário ar isento de óleo para efetuar a respetiva purga e secagem antes de entregá-lo à SK Engineering. O depósito do catalisador tinha 16,9 metros de comprimento, excluindo as tampas superior e inferior da cúpula que tinham 7,2 m de diâmetro. 


Durante este projeto, surgiram várias dificuldades adicionais, juntamente com muitos desafios:



  • Logística: as unidades tinham de ser transportadas, por mar e por estrada, desde o nosso entreposto na Tailândia. No entanto, ocorreram grandes tempestades que provocaram inundações, impedindo que as unidades fossem entregues por estrada, o que fez com que tivessem de ser recarregadas em navios e enviadas para Hai Phong Port, no Vietname do Norte. 
  • Importação temporária de equipamento usado: a legislação do Vietname não permite a importação, numa base temporária, de equipamento usado. Por isso, foi necessário obter licenças especiais. 
  • Baixas temperaturas: com temperaturas ambiente de 20 °C, foi difícil obter, dos nossos secadores, um ponto de orvalho de -40 °C, mas acabamos por conseguir alcançar o ponto de orvalho necessário. 
  • Pontos de ancoragem elevados: devido à altura dos pontos de ancoragem até aos depósitos, foi necessário construir estruturas de apoio, com vista a garantir condições de segurança no local.

“Apesar de termos encontrado múltiplos desafios pelo caminho, tudo acabou por correr bem e este é o nosso primeiro grande projeto no Vietname. O qual, certamente, abrirá caminho para mais projetos no futuro!”

Max Ng, Gestor Regional de Vendas e Marketing

Para mais informações, contacte:

A Atlas Copco é um líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade sustentável. O grupo proporciona aos seus clientes soluções inovadoras de compressores, vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados em produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, tem sede em Estocolmo, na Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2016, a Atlas Copco apresentou receitas na ordem dos 101 mil milhões de SEK (11 mil milhões de EUR) e contava com cerca de 45 000 funcionários. Saiba mais em www.atlascopcogroup.com . A Specialty Rental é uma divisão dentro da Atlas Copco na área de negócios Técnica de Construção. Esta proporciona aos clientes dos segmentos da indústria, em todo o mundo, soluções de aluguer temporário de ar e energia. Os serviços especializados de aluguer são disponibilizados sob diversas marcas. A sede da divisão está localizada em Houston, nos EUA. Saiba mais em www.atlascopcorental.com