O martelo demolidor hidráulico HB 10000 faz a sua estreia na Arábia Saudita

Encomenda revolucionária para o maior martelo demolidor hidráulico de série do mundo

O primeiro martelo demolidor hidráulico HB 10000 da Atlas Copco no Médio Oriente foi recentemente encomendado na Arábia Saudita. A Eastern Province Cement Company (EPCC) em Dammam, na Arábia Saudita, é a primeira a beneficiar do maior martelo demolidor hidráulico comercialmente disponível do mundo, o HB 10000 da Atlas Copco. Com um peso impressionante de 10 toneladas e com uma energia de impacto individual de 16 000 joules, a qual pode ser utilizada a uma taxa de 380 impactos por minuto, o HB 10000, instalado numa escavadora Komatsu PC 1250, apresenta uma potência substancial. Para contextualizar, 16 000 joules equivalem a uma força de massa de 760 toneladas métricas, mais do que a pressão na aterragem de um avião Airbus A380, repetida 380 vezes por minuto. O martelo demolidor HB 10000 será utilizado para aplicações de demolição primária nos depósitos de calcário duro, os quais podem ser organizados em formação de barragem na pedreira. O local apresenta condições complicadas e temperaturas extremas, com temperaturas ambiente que podem atingir os 51 °C. "O HB 10000 disponibiliza uma solução ideal para a aplicação de exploração primária de pedreiras da EPCC. A combinação de potência extrema e eficiência proporcionada pelo martelo demolidor faculta poupanças no funcionamento, fazendo com que seja uma máquina de produção económica inigualável para a quebra de rocha", afirmou Fiaz Ghani, superior técnico regional comercial – Atlas Copco Construction Tools. Fundada em 1982, a EPCC é, atualmente, uma das principais empresas na área de cimento na Arábia Saudita, produzindo tijolo e cimento para mercados locais e globais.

“Deparamo-nos com rocha muito dura, o que reduz a produtividade dos buldózeres tradicionais, em comparação com um martelo demolidor hidráulico, neste tipo de depósito e obteve um custo inferior por tonelada”

Shafeek Ahmed, Supervisor de mina na EPCC

A elevada relação entre potência e peso e a função EnergyRecovery incorporada disponibilizadas pelo HB 10000 fazem com que seja uma excelente opção económica. O seu peso menor e a maior eficiência fazem com que seja necessária menos potência hidráulica de entrada da unidade transportadora, enquanto mantém o máximo desempenho de impacto. Isto permite a utilização de unidades transportadoras mais pequenas, o que origina poupanças substanciais em termos de custos de investimento. Aliás, o HB10000 pode ser utilizado em unidades transportadoras entre classes de peso de 85 a 140 toneladas métricas. Com a necessidade de menos potência proveniente do sistema hidráulico, a unidade transportadora requer menos combustível, o que possibilita a redução adicional dos custos de funcionamento. Sendo alimentado por uma combinação de óleo e gás, o HB 10000 torna-se menos dependente da alimentação de óleo hidráulico das unidades transportadoras. Isto faz com que 70% da energia de impacto seja regenerada pelo gás no acumulador de pistão e apenas 30% pela alimentação de óleo hidráulico da unidade transportadora. Aliás, a válvula de controlo interna consegue converter a admissão hidráulica numa maior produção hidráulica.

Demolition Hydraulic Breakers Mining Tunneling Rock excavation Application Story