O martelo demolidor pneumático RTEX reescreve as regras em termos de lucro

Consumo de energia reduzido em 50% e 25% mais leve a par com uma excelente ergonomia

Atlas Copco RTEX handheld pneumatic breaker

A Atlas Copco proporciona mais lucro com a nova tecnologia avançada em termos de eficiência de demolição e ergonomia. Graças à invenção de um novo princípio de funcionamento – controlo de pressão constante, transferência melhorada de energia no martelo demolidor e o novo poderoso guilho RHEX – o RTEX alcança uma eficiência de demolição como nunca vista. O RTEX apresenta a capacidade de demolição de um martelo de demolição com mais de 30 kg, utilizando apenas metade do ar comprimido e sendo 25% mais leve. O RTEX proporciona grandes poupanças e define um novo ponto de referência líder mundial para a inovação tecnológica pneumática. O seu design e os seus resultados quebram todas as barreiras.

Conheça o novo RTEX

Potência e conforto do operador – sem contradição

O RTEX é uma excelente ferramenta de trabalho. Apresenta o desempenho de demolição dos principais martelos demolidores de 30-35 kg mas pesa apenas 25 kg. Isto representa uma redução de cinco a dez quilogramas para o operador manusear. Medida de acordo com a EN ISO 28927-10*, a vibração nas mãos e braços nos 3 eixos é inferior a 5 m/s2. Nestas condições, o operador pode trabalhar até oito vezes mais do que com os martelos demolidores convencionais, de acordo com as instruções de segurança. Isto deve-se à câmara de pressão constante, na parte superior do martelo demolidor, que serve como uma suspensão pneumática avançada. A ferramenta é mais compacta do que um martelo demolidor tradicional, o que facilita o trabalho em áreas limitadas e proporciona uma posição de trabalho mais ergonómica. As pegas resistentes e a função Sofstart™ facilitam o controlo da potência do RTEX.

Um novo conceito de poupanças de ar comprimido

Atlas Copco RTEX handheld pneumatic breaker

RTEX: 25 kg com potência de mais de 30 kg

Uma das funcionalidades mais intrigantes do RTEX é o facto de este proporcionar uma redução de 50% de consumo de ar comprimido, sem prejudicar a capacidade de demolição. Isto significa que só é necessário um compressor com metade do tamanho habitual, ou que dois martelos demolidores podem ser utilizados num compressor que anteriormente servia apenas para fornecer alimentação a um martelo demolidor. O resultado é um menor investimento no compressor, um menor consumo de combustível, uma maior facilidade de transporte e menos emissões. Tudo isto foi possibilitado por um novo princípio de trabalho inventado pelos engenheiros da Atlas Copco, Olof Östensson e Thomas Lilja, a partir do centro de inovação de ferramentas de construção da Atlas Copco em Kalmar, na Suécia. Olof Östensson comenta o novo princípio de trabalho: "Num martelo demolidor convencional, o ar é descarregado sempre que o pistão de ação se desloca para cima ou para baixo. No RTEX, o ar apenas é descarregado uma vez – aquando do curso de retorno do pistão. Em seguida, a pressão constante de uma câmara na parte superior do RTEX pressiona o pistão para baixo. A pressão sobre o pistão de ação é constante e, por conseguinte, não gera vibrações, como acontece nos martelos demolidores convencionais, pelo que não é necessário o amortecimento da vibração. Para tal, deslocámos a válvula da parte superior do martelo demolidor para a parte inferior – o nosso novo conceito "Up-Side-Down" (geralmente com a grafia "upside-down"). O novo pistão, mais comprido e pesado, transfere a potência de forma muito mais eficaz para o poderoso guilho "RHEX" exclusivo. Embora o RTEX seja compatível com biséis convencionais, o RHEX é especialmente afinado para o nosso novo martelo demolidor, de modo a atingir uma interação ideal em termos de onda de choque, para um melhor desempenho de demolição. O RHEX também apresenta um perfil de ponta côncava que reduz substancialmente o encravamento. O novo princípio de trabalho do RTEX, o pistão comprido e o guilho RHEX produziram um nível nunca antes visto de alta eficiência – é necessário menos 50% de ar para a mesma capacidade de demolição."

“A melhor notícia sobre o RTEX é que este se paga a si mesmo. O facto de só ser necessário um compressor com metade do tamanho habitual, ou de ser possível utilizar dois martelos demolidores em vez de apenas um na mesma fonte de energia, proporciona um retorno imediato, ao pagar menos pelo compressor. É ergonómico e poupa dinheiro e o ambiente.”

Vladimir Kozlovskiy, Presidente, divisão Atlas Copco Construction Tools
Industriepreis 2016 for RTEX

O RTEX recebeu o prémio da indústria de "melhor de 2016", na Alemanha. O júri reconheceu as suas excecionais vantagens económicas e tecnológicas.